
Após mais de quatro anos fora do ar devido a disputas judiciais pelos direitos de transmissão, a amada série mexicana Chaves voltou a ser exibida na TV aberta brasileira, desta vez pelo SBT. A expectativa de retorno, que também inclui Chapolin , foi comemorada por muitos fãs, mas a reestreia trouxe uma novidade que gerou polêmica: a utilização de inteligência artificial para melhorar a qualidade visual dos episódios.

Embora a remasterização com IA tenha como objetivo melhorar a experiência visual, muitos espectadores notaram falhas que rapidamente se tornaram assuntos nas redes sociais. Comentários como “No Fórum Chaves, as pessoas estão postando alguns exemplos que, Deus do céu. A IA, além de interpolar e criar informações que não existem, também tentam estabilizar os movimentos de câmera. E fica bizarro” refletiram o descontentamento entre os fãs .
Outro espectador expressou sua insatisfação, afirmando: “Não achei uma boa ideia usar IA para remasterizar os episódios. O resultado, infelizmente, não ficou dos melhores. Só espero que consertem isso futuramente…”.

Até o momento, o SBT não se pronunciou sobre as críticas recebidas.
Quatro anos de telas
O retorno de Chaves e Chapolin foi anunciado no final de setembro, após o SBT adquirir os direitos de exibição no Brasil, depois de extensas negociações com a Televisa. As séries de Roberto Gómez Bolaños estavam fora do ar desde 2020, quando o Grupo Chespirito solicitou um aumento no valor pago pela Televisa pela venda internacional das produções.
Além da exibição na TV aberta, alguns episódios das duas séries também estarão disponíveis no SBT+, o serviço de streaming da emissora.
Fonte: Giovanna Fantinato