O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está implementando novas formas de pagamento e outras facilidades para simplificar a vida dos usuários. Essas iniciativas fazem parte de uma estratégia do governo estadual para modernizar os serviços e atender melhor os cidadãos, inspirando-se em modelos adotados por outros estados, como Mato Grosso do Sul.
Dentre as novidades, está a possibilidade de quitar débitos de maneira mais acessível e prática, inclusive durante abordagens em blitz. Agora, o condutor poderá efetuar pagamentos via Pix, parcelar no cartão de crédito em até 24 vezes (com juros da administradora), utilizar programas de pontos e até criptomoedas. Terminais de autoatendimento (totens) serão instalados inicialmente em Porto Velho, com previsão de expansão para as demais unidades do Detran no estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que esse avanço será essencial para facilitar o pagamento de tributos como IPVA e licenciamento, atendendo, especialmente, motoristas que nem sempre têm recursos para quitar seus débitos de imediato. Para oferecer essa facilidade, o Detran-RO firmou parceria com uma instituição financeira que disponibilizará máquinas de pagamento nos pontos de atendimento e blitz.
Além disso, os clientes do banco parceiro terão acesso ao web service integrado ao Detran-RO, permitindo verificar débitos diretamente no caixa eletrônico ou internet banking. O sistema ainda permitirá cadastrar notificações financeiras, avisando sobre débitos pendentes e prevenindo atrasos e multas.
Sandro Rocha, diretor-geral do Detran-RO, afirma que a autarquia está em busca constante de soluções que aumentem a eficiência e a acessibilidade dos serviços. Segundo ele, este novo modelo representa um avanço significativo, oferecendo ao cidadão opções que evitam o transtorno do reboque em blitz, permitindo que os débitos sejam quitados na hora.