
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) defendeu a atuação conjunta de produtores rurais e forças de segurança no combate a invasões de terras promovidas por grupos armados de extrema esquerda em Rondônia. As declarações ocorreram após dois episódios recentes: a apreensão de um arsenal em Machadinho D’Oeste e a reação de produtores rurais que expulsaram invasores em Chupinguaia.
Na manhã de 8 de agosto, a Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), apreendeu armas de grosso calibre, munições de uso restrito, rádios, celulares e motocicletas roubadas em área ocupada pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP), em Machadinho D’Oeste. O grupo, liderado por A. G. C., conhecido como “Flecha”, é acusado de ataques a trabalhadores rurais, invasões de propriedades e uso de técnicas de guerrilha, como barricadas e guaritas em árvores.
Em Chupinguaia, produtores rurais se mobilizaram e impediram a ocupação ilegal de propriedades. “Quando o Estado se omite, o agro reage. O campo precisa de segurança para produzir e viver em paz”, afirmou o deputado.
Chrisóstomo, que é membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, destacou a parceria com o deputado Messias Donato (PL-ES), autor do PL 343/2023, que classifica como crime hediondo a invasão de propriedades. “O projeto do deputado Messias Donato é uma resposta firme do Congresso a quem ameaça o direito à propriedade.”, disse o parlamentar.