Um míssil hipersônico russo atingiu a área de uma base aérea estratégica da Ucrânia, localizada em Starokostiantyniv, na região de Khmelnytskyi, durante a manhã desta segunda-feira (7). A ação ocorre em meio a uma série de ataques que também incluíram a capital Kiev. A admissão do governo ucraniano de que o ataque impactou uma área militar é um fato raro nesta guerra, marcado por reticências sobre danos às instalações estratégicas.
A Força Aérea Ucraniana, responsável pela defesa do espaço aéreo, não detalhou se houve danos diretos à base aérea, que abrigou jatos F-16 recentemente adquiridos da Holanda. As aeronaves são mantidas em locais estratégicos, com suas localizações frequentemente ocultadas para evitar ataques russos.
De acordo com o governador Serhiy Tyurin, o ataque não causou vítimas civis ou danos à infraestrutura crítica na região. No entanto, a intervenção se soma a uma série de ações russas com mísseis de longo alcance e drones, que têm tornados constantes desde o início da invasão em fevereiro de 2022.
Os sistemas de defesa aérea da Ucrânia continuam a agir com eficiência, reduzindo dois mísseis Kinzhal em Kiev e 32 drones russos. Outros 37 drones aparentemente foram neutralizados por meio de sistemas de guerra eletrônica, de acordo com fontes militares.
FONTE:CNN