Ah, o Enem… Um evento que mexe com as emoções de qualquer estudante! Se tem uma coisa que a prova de 2024 deixou claro, é que até matemática pode ser traiçoeira. A famosa pergunta sobre média de notas (⚪147 da prova cinza, 🟢155 da verde, 🔵137 da azul e 🟡164 da amarela) foi o que mais gerou meme nos últimos dias. A revolta não era nem pela dificuldade da questão, mas pela “mágica” do enunciado: onde estavam os números?
“Cadê o resto da questão?”, foi o grito que ecoou nas redes sociais. Os candidatos tinham que calcular a média das notas de um estudante, mas adivinhem? Nenhuma nota apareceu! Como se isso já não fosse o suficiente para um pequeno colapso mental, a única informação dada foi que a pessoa havia feito uma conta errada. Em vez de dividir por 4, ela dividiu por 5. Ou seja, um erro de cálculo simples resultou em uma média com uma unidade a menos. Como? Onde? Por quê? A galera ficou mais perdida do que o candidato tentando achar o enunciado completo!
Mas, calma! A resposta era simples: bastava substituir os números por incógnitas, como ‘a’, ‘b’ e ‘c’. Tipo aquelas fórmulas que a gente vê nos filmes e pensa: “Ah, isso é coisa de gênio!”
Para os professores, no entanto, a questão não era das mais difíceis. “O problema foi a ausência de dados no enunciado”, afirmam os mestres. No fundo, os estudantes ficaram tão focados no vazio das informações que até o cálculo da média virou um mistério maior que o resultado da Mega-Sena.
A resposta certa? A alternativa B. Mas o que fica mesmo é o gosto amargo de quem enfrentou uma questão de matemática sem saber se estava fazendo um exame ou participando de um jogo de esconde-esconde.
Quem nunca se sentiu assim, não é mesmo? Para os estudantes, a pergunta sobre a média virou um meme dos mais compartilhados. O Enem, com toda a sua “simplicidade”, sabe como garantir que a prova seja lembrada… nem que seja pelo humor que ela desperta nas redes sociais.