Mais de 38 mil pessoas fazem o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (3) em Rondônia.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas são aplicadas em 24 cidades do estado.
A estudante Paula Nascimento, de 18 anos, mora em Itapuã do Oeste (RO) e fará a prova em Porto Velho, mais de 100 km de distância de sua cidade natal. Apreensiva antes do exame, Paula contou que será a primeira vez que vai fazer o Enem. Ela pretende se dedicar para tirar um boa nota e realizar o sonho de cursar enfermagem.
Paula Nascimento chega para o primeiro dia do Enem em uma faculdade em Porto Velho. — Foto: g1
“Cheguei no local por volta das 8h da manhã. Acredito que a prova não vai estar tão difícil, se você deu uma estudada, dá para relevar, nada é impossível”, afirmou a estudante.
Anny Gabriely de 18 anos também é de Itapuã do Oeste e vai fazer o Enem pela segunda vez em Porto Velho. A estudante conta que acordou às 5h da manhã para se preparar. O sonho de Anny é cursar enfermagem na capital rondoniense, para isso, se preparou o ano inteiro para alcançar uma nota alta no Enem 2024.
Anny Gabriely chega para o primeiro dia do Enem no Colégio em uma faculdade em Porto Velho. — Foto: g1
“Já participei de outras edições do Enem, mas antes era apenas para testar. Esse ano é para valer. Comparado com os anos anteriores, acredito que em 2024 a prova vai estar mais fácil”, disse Anny.
Diana Nogueira, 40 anos, mora em Candeias do Jamari (RO) e fará o Enem pela segunda vez. Diana contou que não conseguiu dormir na noite anterior pois estava muito ansiosa. Passar no Enem pode ajudá-la a conquistar uma bolsa de estudos e iniciar sua primeira graduação.
Diana chega para o primeiro dia do Enem em uma faculdade em Porto Velho — Foto: g1
“No meu primeiro Enem, não tinha noção de como era. Por ser a segunda vez que vou fazer a prova, sinto que o exame estará um pouco mais difícil” comentou Diana.
Na Região Norte, Rondônia é o terceiro estado com o maior número de inscritos, somente atrás do Pará e do Amazonas.
- Pará – 247.752
- Amazonas – 96.787
- Rondônia – 38.546
Fonte: G1RO