O furacão Milton avançou pela Flórida na quinta-feira, provocando tornados mortais, destruindo casas e deixando mais de 3 milhões de consumidores sem energia, mas a área metropolitana de Tampa Bay parece ter escapado sem as inundações catastróficas que eram temidas. As autoridades ainda estavam esperando os rios atingirem o nível máximo, mas até agora os níveis de água estavam no mesmo nível ou abaixo do que atingiram com o furacão Helene há duas semanas, disse a prefeita de Tampa, Jane Castor, na manhã de quinta-feira.
“Então teremos danos de tempestade, mas nada parecido poderia ter sido. Poderia ter sido catastrófico para Tampa Bay”, ela disse à MSNBC.
A tempestade atingiu a costa oeste da Flórida na quarta-feira à noite como um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson de cinco níveis, com ventos máximos sustentados de 120 mph (205 km/h). Embora ainda seja uma tempestade perigosa, foi menos violenta do que o raro furacão de categoria 5 que ameaçou o estado enquanto ele atravessava o Golfo do México em direção à Flórida.
Pelo menos duas mortes foram relatadas em uma comunidade de aposentados após um tornado suspeito em Fort Pierce, na costa leste, informou a NBC News, citando o xerife do Condado de St. Lucie, Keith Pearson. Seu departamento não respondeu imediatamente a uma solicitação de detalhes.
Milton enfraqueceu ao cruzar a terra, caindo para um furacão de categoria 1 com ventos máximos sustentados de 85 mph (145 km/h) ao atingir a costa leste da península, disse o National Hurricane Center. Na manhã de quinta-feira, a tempestade estava se afastando da costa atlântica da Flórida, açoitando comunidades na costa leste.
Já na Flórida central o furacão varreu a costa por completo deixando milhões de clientes sem energia, destruindo casas e provocando tornados mortais. O último comunicado do Centro Nacional de Furacões (NHC) disse que Milton enfraqueceu para um furacão de categoria 1.
Ele também alertou que os ventos prejudiciais da tempestade estavam agora chegando à Costa Leste da Flórida e que “uma emergência de inundações repentinas continua em partes do centro-oeste da Flórida”.
O furacão estava localizado a cerca de 105 km a oeste-sudoeste de Cabo Canaveral, Flórida, com ventos máximos sustentados de 150 km/h. Milton atingiu a costa oeste da Flórida por volta das 20h30 EDT na quarta-feira (00h30 GMT na quinta-feira) como um furacão de categoria 3.
TORNADOS E FALTAS DE ENERGIA
Mais de 2,2 milhões de residências e empresas na Flórida ficaram sem energia na manhã de quinta-feira, de acordo com dados do PowerOutage.us . O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que a tempestade também gerou pelo menos 19 tornados e causou danos em vários condados, destruindo cerca de 125 casas, a maioria delas casas móveis. A tempestade já aumentou a demanda por gasolina no estado, com cerca de um quarto dos postos de combustível esgotando o estoque, o que ajudou a sustentar os preços do petróleo bruto.