
A China permitiu que representantes da Alemanha, Suécia, Finlândia e Dinamarca embarcassem no graneleiro chinês Yi Peng 3 , que está no centro de uma investigação sobre danos a cabos submarinos no Mar Báltico. O navio é procurado pelas autoridades suecas após a violação de dois cabos de fibra ótica em novembro. O Yi Peng 3 está ancorado em águas próximas à Dinamarca há cerca de um mês, enquanto diplomatas de Estocolmo e Pequim discutem a situação.
Os cabos danificados conectaram a Suécia à Lituânia e a Finlândia à Alemanha, e o incidente ocorreu em 17 e 18 de novembro. O ministro da Defesa alemão sugeriu que o dano poderia ter sido causado por sabotagem. Com o apoio das autoridades dinamarquesas, foi realizada uma reunião entre os representantes dos quatro países envolvidos e a China para resolver o impasse, permitindo que os investigadores embarcassem no navio.
A polícia sueca participou do embarque como observadora, enquanto as autoridades chinesas conduziram a investigação. A investigação preliminar sobre sabotagem continua em andamento. Após a conclusão da inspeção, espera-se que o navio possa seguir seu destino.
Fonte : Reuters.