O furacão Milton avançou pela Flórida na manhã de quinta-feira, provocando tornados mortais, destruindo casas e deixando mais de 3 milhões de consumidores sem energia elétrica.
Mas a área metropolitana da Baía de Tampa parecia ter escapado sem as inundações catastróficas que eram temidas.
As autoridades ainda estavam esperando os rios atingirem o nível máximo, mas até agora os níveis de água estavam no mesmo nível ou abaixo do que atingiram com o furacão Helene há duas semanas, disse a prefeita de Tampa, Jane Castor, na manhã de quinta-feira.
“Então teremos danos de tempestade, mas nada parecido poderia ter sido. Poderia ter sido catastrófico para Tampa Bay”, ela disse à MSNBC.
A tempestade atingiu a costa oeste da Flórida na quarta-feira à noite como um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson de cinco níveis, com ventos máximos sustentados de 120 mph (205 km/h). Embora ainda seja uma tempestade perigosa, foi menos violenta do que o raro furacão de categoria 5 que ameaçou o estado enquanto ele atravessava o Golfo do México em direção à Flórida.
Categoria 1
Pelo menos duas mortes foram relatadas em uma comunidade de aposentados após um suposto tornado em Fort Pierce, na costa leste, informou um canal de notícias da rede dos EUA, citando o xerife do Condado de St. Lucie, Keith Pearson. Seu departamento não respondeu imediatamente a um pedido de detalhes.
Milton enfraqueceu ao cruzar a terra, caindo para um furacão de categoria 1 com ventos máximos sustentados de 85 mph (145 km/h) ao atingir a costa leste da península, disse o National Hurricane Center. Na manhã de quinta-feira, a tempestade estava se afastando da costa atlântica da Flórida, açoitando comunidades na costa leste.
fonte: Reuters