Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a Operação Contraponto, desarticular um grupo de violência dedicado ao tráfico de drogas em Rondônia. A operação, coordenada pela PF, contornou o cumprimento de três mandatos de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Guajará-Mirim, além de um mandado de prisão preventiva contra um dos investigados.
As investigações tiveram início em maio de 2024, após prisão em flagrante de uma suspeita de que transportava aproximadamente 5 kg de cocaína e maconha na BR-425. A prisão foi fundamental para o avanço da investigação, levando à identificação e mapeamento do crime de grupo e culminando na operação desta manhã.
Os suspeitos poderão responder por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, entre outras infrações que possam surgir no decorrer das investigações. A PF segue monitorando atividades de tráfico na região, que possui intensa movimentação de entorpecentes, dada sua proximidade com a fronteira, um ponto estratégico utilizado pelo crime organizado.